“Um mundo melhor através da criatividade”

por thaís serafini

Acreditar no potencial para mudança das matérias criativas não é novidade (ainda bem),  pois já dizia o sábio Buckminster Fuller:

buckminster

Se existe um continente, um lugar no mundo que tenha maior urgência de mudanças sociais no mundo ele se chama Africa. O Design Indaba traz, desde 1995, conferências com nomes de grande importância no cenário mundial do design para a Africa do Sul. A edição de 2011 aconteceu em fevereiro e não foi diferente.

O lema ‘Um mundo melhor através da criatividade’ é deles. Acreditar que mudanças são não somente necessárias como também completamente atingíveis é o passo numero um.

O acesso à informação e a valorização da criatividade local seriam os passos seguintes e é isso que busca o evento, através de conferências, seminários, workshops, exposições de produtos de designers sul-africanos, uma revista própria e uma organização ‘non-profit’ para estimular e orientar jovens do país.

With a focus on international thought leadership, the Design Indaba Conference has become one of the world’s leading design events and hosts more than 40 speakers and 2 500 delegates”.

Segundo o Coolhunting, entre os tantos nomes participantes das conferências da edição deste ano, alguns obtiveram um maior impacto entre o público, como o designer holandês Marten Baas, premiado pelo Design Miami como designer do ano em 2009.

Marten, que obviamente estudou na fantástica Design Academy de Eindhoven, foi o criador da famosa série de produtos ‘Clay Furniture‘ de 2006, na qual os objetos feitos de um esqueleto de metal tinham a cobertura em argila sintética esculpida à mão, criando peças únicas.

martenbaas

Spazio Rossana Orlandi, Milão, 2009.

A conferência do designer, ainda segundo Karen Day do CH, começou com uma divagação honesta de Marten: “as coisas mais bonitas da vida são inexplicaveis (assim como o amor)” e convidou a observar a natureza e a beleza do mundo através de algumas imagens de árvores.

Sobre o seu processo de criação híbrido, que fica entre aquele de um designer e o de um artista, ele se considera um tomate, que é “tanto uma fruta quanto um vegetal”.

Se a responsabilidade de ser um dos ditadores das ‘novas tendências’ ou ‘novos rumos’ para o design estivesse com o designer holandês, eu ficaria tranquila. Desde a coleção ‘Smoke‘ na qual Marten colocava fogo em peças de designers famosos e depois as apresentava com a aparência ‘queimada’, ao projeto ‘Real Time’ onde explorava a forma de um relógio que ia mudando em tempo real com a participação ao vivo de pessoas (a seguir no video), Marten esteve sempre testando e questionando o design, o ser um designer ou um artista. Os questionamentos mais básicos e primordiais nunca são esquecidos por esses holandeses, e talvez seja essa a causa da minha infinita admiração por seus trabalhos.

Anúncios

One Trackback to ““Um mundo melhor através da criatividade””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: