Contra os designers superstars

por thaís serafini

Um ser que se adapta a tudo: eis, talvez, a melhor definiçao que se possa dar ao homem” – Dostoevski

É cada vez mais difícil resgatar a simplicidade e inteligência por trás de um objeto. Segundo a book review de Valia Barriello para a Domus Web esta é uma das ideias do artista italiano Daniele Pario Perra ao aproveitar o legado do grande Bruno Munari que dizia que o verdadeiro design é aquele do uso cotidiano, o objeto bem projetado não importa por quem. Um outro mestre itaiano do design, Achille Castiglioni, colecionava objetos anônimos de design interessante e que até hoje se encontram no seu escritório/museu em Milão. Aliás, é uma visita que considerei mágica e que nos dá acesso ao incrível mundo intacto de desenhos, maquetes e livros pessoais do designer, devidamente explicados por sua filha Giovanna.

Visita ao museu em julho de 2009.

Visita ao museu em julho de 2009.

Low Cost Design é então o nome do livro recém-lançado e também de uma iniciativa online onde os tais projetos de design de baixo custo são recolhidos através de fotos e divididos entre objetos e ações publicas, conforme a complexidade da intervenção e a alteração da estrutura original dos tais objetos.

Persiana transformada em porta-livros

Persiana transformada em porta-livros

Banco feito de skates

Máscara de margulho para cortar cebolas

Espaço publico x espaço privado

Espaço publico x espaço privado

Comércio criativo

Talvez para nós brasileiros não seja assim tão surpreendente como para aqueles de países lindamente desenvolvidos, pois a chamada “improvisação” é nossa velha conhecida. A escassez de recursos materiais e financeiros desde sempre atiçou nossa criatividade e, muitas vezes, nos lançou como designers anonimos, que se veem obrigados a suprir suas necessidades de maneira alternativa, intuitiva e simples. São noções básicas desvalorizadas pelas grandes estrelas do design internacional, cujo glamour do nome infelizmente ultrapassa o valor do projeto final.

Anúncios

One Trackback to “Contra os designers superstars”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: