As coisas

por thaís serafini

Encerrada em 27 de fevereiro, a terceira interpretação da Triennale Design Museum chamada ‘Quali cose siamo’ foi escolhida por Alice Rawsthorn na sua coluna para o New York Times como a melhor exposição de design em 2010.

Alessandro Mendini, um dos grandes mestres do design italiano, é o curador responsável por escolher e dispor minuciosamente cada uma das 800 peças desta coleção. São peças que, de uma maneira ou outra, representam o design e a cultura italiana moderna mas deixam ao visitante a tarefa de analisar os objetos como bem enteder, pois eles estão ali dispostos sem ordem, critério ou cronologia específica.

A explicação de Mendini é que as coisas e os objetos que nos pertecem, frutos da nossa cultura, formam o que somos. Refletir sobre eles é tambem refletir sobre nós mesmos, sobre o passado, o presente e o rumo para o futuro. Palavras dele copiadas direto da parede da exposição:

“De uma certa maneira, enquanto crescia essa coleção de objetos, eu entendi que eles eram, que eles são, as minhas memorias. As nossas memorias. Ou, ainda melhor, as minhas, as nossas prisões, os objetos e os pensamentos dos quais somos prisioneiros. […] Nòs mesmos somos as nossas coisas. Nòs somos as coisas entre as coisas. E então, que coisas somos?”

O ingresso da exposição

O ingresso da exposição

 

Algumas das peças escolhidas por Mendini

Algumas das peças escolhidas por Mendini

Além da enorme curiosidade da pessoa aqui, estou com o coração na mão de não estar por perto, pois dentro de pouquissimo tempo será inaugurada a próxima edição da Triennale (mais precisamente dia 5 de abril). Então, indico também a página da Triennale no facebook para acompanhar as novidades e o que vem por aí.

5 Responses to “As coisas”

  1. Achei muito legal o que o Mendini falou, afinal nós somos as nossas coisas, eu sei bem as coisas que sou… O Mendini ainda está se questionando :p

Trackbacks

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: