Mas o corpo precisa mesmo ser feito de metal?

por thaís serafini

“E porque os carros são todos tão iguais se existe tanto trabalho no seu processo criativo? E mais, se as pessoas constroem diferentes relações com seus automóveis então porque devem ter sempre carros parecidos?”

Esses são os questionamentos levantados por Chris Bangle em uma palestra na Scuola Politecnica de Design, em Milão, em setembro de 2009. Entre uns 40 meninos, estávamos eu e mais umas duas representantes do sexo feminimo, obviamente todos impressionados com o carisma do designer, mas talvez seja exatamente o início de uma possível resposta para as questões acima.

Segundo o ex chief-designer da BMW, os carros precisam ter seus dogmas rediscutidos, precisam ganhar mais emoção, mais personalidade e humanismo. Para o futuro, ele deseja construir uma melhor relação entre homens e máquinas.

O passo inicial foi o projeto GINA, criado em 1999 mas apresentado ao mundo somente em 2008, através de um vídeo no youtube (a seguir). O dogma da superfície e do corpo dos carros sempre em metal foi logo rejeitado: o carro-conceito é totalmente coberto de tecido, como uma pele que tem formas e movimentos naturais e muito mais sex-appeal. Além de inspirar muitas atitudes relacionadas ao design na BMW durante esses anos em que esteve em segredo, o GINA é, acima de tudo, uma filosofia de design, que signfica “Geometry and form In N’ Adaptations” (geometria e forma em N adaptações.)

Quando questionado por um aluno do curso de design de transportes, ao final da palestra, sobre como lidar com os aspectos negativos da mobilidade dos automóveis atualmente, Chris Bangle sugere simplesmente “Fuck cars! Get better cars!”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: