A sustentabilidade como diretriz projetual

por thaís serafini

Como defensora de um design honesto, não supérfluo e atento às diferentes realidades de vida das pessoas, o tema sustentabilidade sempre me interessou. Seus limites e sua eficacia, porém, como diretriz projetual, suscitam questionamentos. Por isso, a opinião de um representante do design que mais tem me atraído ultimamente (o holandês), merece ser “ouvida e pensada” nestes trechos de uma entrevista para o CoolHunting.

Para Dirk Van Der Kooij, criador da Endless Chair (cadeira produzida com uma única tira de plástico, derretido de antigos refrigedores, manufaturada por um robô chinês reprogramado), a sustentabilidade não é um fator chave em seus projetos, mas confessa que usar um material reciclado o faz sentir melhor. Segundo ele, ser sustentável é um bom desafio para criar limites no seu processo de design.

“The best thing about recycled plastic is it has history.”

endless chair

O material da Endless Chair

endless chair

O robô chinês construindo a cadeira

Além da carga histórica, ao deixar o material plástico visível, cada cadeira ganha tons de cores diferentes, tornando-as peças únicas. Sem moldes para fabricação, sem parafusos ou partes a serem desmontadas, ao fim do ciclo de vida útil, elas podem ser facilmente derretidas e o material reaproveitado mais uma vez.

endless chair

The Endless Chair

Aliás, design holandês que se preze é simples e humano, prova disso é a conclusão do designer: “Eu gosto de fazer design honesto, onde o produto em si conta às pessoas a história do seu próprio desenvolvimento. As pessoas devem poder ser capazes de entender um produto. Para mim isso é parte integral do processo de design.” Para mim também, Dirk.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: