O que o Design Council pode fazer por eles (e por nós)

por thaís serafini

Apesar de pouco conhecido e de receber pouca atenção, o conselho de Design Industrial do Reino Unido funciona ativamente pelo povo. Ao contrário do design de luxo e glamour, entre as últimas intervenções está o trabalho direto dentro de hospitais criando uma solução para as altas taxas de infecção hospitalar.

Desta vez, como parte de uma iniciativa “contra crimes”, o Design Council criou uma caneca para ‘pint’ que seja inquebrável, porém ainda feita de vidro. A demanda surgiu com o levantamento preocupante de dados: a cada ano são 87 mil incidentes violentos envolvendo “arremessos alcoolizados” de objetos em vidro. São altos os danos para a saúde e também para os cofres públicos, que estimam gastos de 2,7 bi de libras em decorrência disso.

Copos em plástico foram literalmente descartados desde o início. Duas soluções foram então propostas: uma usando um revestimento de bio-resina para o fortalecimento e a outra com duas finas camadas de vidro juntas como nos pára-brisas de carros. Em ambos os casos o vidro se quebra porém não se despedaça.

 

Pint-glasses

 

O tal conselho de design foi criado em 1944 num esforço de reerguer a indústria britânica no pós-guerra. Apesar de o Design Council ter sido há pouco fundido com o Conselho de Arquitetura e Construção Ambiental, reduzindo investimentos financeiros para ambos, comenta-se que o momento de crise atual pediria mais ações semelhantes. Criar e manter empregos, incentivar a manufatura local e desenvolver maior competitivade poderiam ser a base para salvar a economia e os jovens britânicos e europeus do alarmante desemprego.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: