O grande museu Alessi

por thaís serafini

Enquanto durante essa semana só se fala no Salone del Mobile e no lançamento de novos produtos, considero importante voltar um pouquinho no tempo e conhecer a história que existe por trás de objetos e marcas ícones do design, como a Alessi. O seu atual presidente (e neto do fundador) ja foi assunto por aqui, ao ser convidado para criar a quarta interpretação da Triennale Design Museum por sua visão particular e pelo talento como incentivador do bom design.

 

alessi1

A agua proveniente das montanhas ainda corre na fabrica

Algumas gerações atrás, mais precisamente no ano de 1921, nascia a empresa, nesta mesma paisagem encantadora em que se encontra hoje e que tive o prazer de visitar em 2009. Além das estruturas da fábrica em si, que aqui foi instalada para utilizar a força da água para mover seu maquinário, encontra-se também em Crusinallo (pouco mais de 1hora de Milão) o Museo Alessi.

alessi2

 

museoalessi

 

Segundo a nossa ‘guia’ da visita no interno do museu, que não é aberto ao público, o espaço torno-se um ‘contenedor’ de problemas resolvidos e não-resolvidos, de itens famosos mas também de alguns outros que permanecem ‘congelados’ esperando o momento certo.

 

museo2

O museu

museoalessi

 

Criado inicialmente para fins de pesquisa interna,  o museu abriga mais de 18 mil itens divididos conforme a função (comer, preparar ou servir alimentos, banho, desenhos, protótipos, …).  É uma experiência fantástica poder conhecer cada fragmento desta história, o nascimento da tradição das chamadas ‘emotional pieces’ que se criaram a identidade da Alessi.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: