Direto do arquivo

por thaís serafini

A Domus Web costuma dividir algumas pérolas do mundo design-arquitetura-arte que são inigualáveis, consequência de um histórico valioso de tantos anos como uma das melhores revistas internacionais a tratar desses assuntos.

Há pouco tempo foi (re)publicado este artigo de julho de 1961, da edição 380 da revista: um luxuoso pub em Milão, projetado pelos Irmãos Castiglioni, que desafiou limites entre o vintage e o moderno, a cenografia em um espaço de socialização.

pubcastiglionis
Estas fotos são bem auto-explicativas e inspiradoras, mas acho que vale destacar duas características do projeto: os assentos são alinhados em três níveis de altura (de zero a 2,40m de altura), que além de otimizar o espaço acabaram por criar a sensação de uma viagem de trem ou barco, onde a presença dos demais clientes ganha uma perspectiva especial criada por estes diferentes níveis.

A tal mistura de referências antigas e detalhes modernos esta ainda mais visível no teto do bar, onde os sistemas elétrico e de ventilação foram deixados expostos para criar um espetáculo à parte.

pub-castiglionis

pub-castig

Castiglioni é Castiglioni e parece que sempre foi assim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: