Tip ton para as escolas

por thaís serafini

Ainda bem que neste abril tive a sorte de ter em mãos a Wallpaper, pois só assim pude ler com a devida atenção e essa cadeira não passou despercebida como mais um lançamento do Salone del Mobile 2011. Aliás, a falta de concentração, que é resultado da tecnologia e da overdose de informações, é um dos problemas que a dupla inglesa Barber e Osgerby tentou resolver com este produto.

A Tip Ton foi desenvolvida em uma parceria de dois anos com a Vitra, e é uma cadeira desenhada especialmente para escolas e seus estudantes. Apesar da (enorme) atenção que os designers costumam dar às cadeiras, a categoria de móveis escolares, em específico, não teve grandes inovações desde a metade do século passado, talvez. O grande diferencial da Tip Ton é possuir duas posições estáveis: com variação de 6.5 graus na inclinação, o que facilita a concentração, quando apoiada para frente, e também uma reclinação para relaxar durante as tantas horas em que os alunos devem permanecer sentados e atentos.

tipton

tipton

Segundo o grande chefão da Vitra, milhares de cadeiras são lançadas todo ano, mas para fazer algo realmente novo é preciso um novo propósito, uma nova situação social, que acaba se tranformando em uma grande oportunidade.

Quanto à estética da Tip Ton, foi necessário um processo avançado de injeção do polipropileno, que possibilitou criar uma cadeira praticamente indestrutível, leve, em uma única peça e que pudesse ter bom impacto visual de todos os ângulos. Há três anos atrás isso não seria possível, por exemplo, tamanho o avanço nas técnicas produtivas.

tipton

Cada parte desta cadeira está ali por uma razão” diz o designer Osgerby, “Tentamos manter a sua personalidade viva durante todo o processo, apesar das restrições que fomos encontrando, mas renderings bonitos não fazem ótimas cadeiras.”

tipton

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: