Tecendo como metáfora

por thaís serafini

Sheila Hicks é uma artista do século passado, que ao invés de falar sobre arte, design ou artesanato, simplesmente os fazia. Neste mês ela ganha uma retrospectiva com 100 de suas peças, no Institute of Contemporary Art na Philadelphia, chamada “Sheila Hicks: 50 years“. São cinquenta anos de produção única, assim descritos pela Wallpaper:

“…a sua tapeçaria é arquitetura, sua arquitetura é escultura, suas esculturas são têxteis, seus têxteis são pinturas e fotografia, e as suas fotografias são estudos de cor.”

shicks

sheilahicks

installationsheilahicks

A formação de Sheila começa em Yale, onde foi treinada como pintora e conheceu o preconceito da época contra o artesanato, apesar de ela enxergar as pinceladas na sua tela como uma forma de tecer. Depois disso, a artista ganhou uma bolsa de estudos para um mestrado no Chile, em 1957, contribuindo com seu fascínio pelos têxteis. O próximo destino foi o México, casada, para viver em um rancho. Aos 26 anos Sheila já tinha vendido sua primeira peça para o MoMA de Nova Iorque. Nos anos seguintes, a artista mudou para Paris, teve um filho e começou a fazer consultoria para Florence Knoll.

sheilahicks

sheilahicks-balls

A explicação da corajosa artista para uma produção tão singular e natural:

As divisões entre arte e artesanato foram dissolvidas há tempos para os artistas, mas os museus e galerias foram lentos para seguir.”

One Comment to “Tecendo como metáfora”

  1. Que lindo! Vivendo e admirando as pessoas visionárias! Conhece Mariano Fortuny? Li sobre ele esses dias, tbm um visionário, globetrotter do seculo passado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: