A fundação Trussardi

por thaís serafini

Não basta (tentar) viver intensamente uma cidade recém-conhecida ou uma cena atual como a da moda + arte contemporânea, existem sempre coisas a descobrir, felizmente. Exemplo dos mais interessantes é a Fondazione Nicola Trussardi, fundada pelo fashion designer e fundador da marca milanesa, que promove a arte desde 1996.

Eu mesma já tinha visto  e me espantado com uma de suas mostras (sem saber que era by Fondazione Nicola Trussardi) em 2010: a do artista americano Paul McCarthy, chocante ao extremo, coisa que ainda tento digerir mas talvez precise de mais alguns anos (fotos abaixo). Aliás, a fundação foi responsável também por restaurar o prédio que foi locação da mostra, o Palazzo Citerio, do século dezoito, que foi aberto então ao publico depois de 30 anos no esquecimento.

paulmccarthy

paulmccarthy

Com a  morta do patriarca, sua filha Beatrice Trussardi tomou a direção e com auxílio de outros curadores, transformou a galeria em uma força mais contemporânea e dinâmica, que pretende tomar conta da cidade de Milão como um tipo de museu nômade.

A minha querida e já citada Wallpaper me apresentou o primeiro projeto da herdeira, tão irônico e irreverente que me faz sentir vergonha de não tê-lo visto antes: Short Cut, dos artistas Michael Elmgreen e Ingar Dragset (fotos abaixo). Em 2003, a instalação queria produzir uma “fricção” entre a beleza da arquitetura mais clásssica e simbólica da cidade (a Galleria Vittorio Emanuele) com a aspereza e e violência da vida diária.

O projeto deixou os desavisados guardas perplexos ao verem o piso de mosaico histórico (falsamente) destruído, e então eles resolveram sinalizar a zona com fitas vermelhas de emergência e aplicar uma multa de €700 pelo estacionamento indevido, pois não sabiam bem como agir diante da cena.

fnt

fnt

A família Trussardi, pelo visto, continua conquistando de maneira esperta a cidade ao envolvê-la diretamente em seus projetos, pois o fundador Nicola foi o primeiro estilista a realizar um desfile público e aberto na praça Duomo, em Milão, lá em 1984.  Sobre Beatrice, a filha, o parceiro de trabalho Massimiliano Gioni comenta:

“Ela não acredita em um fashion designer que finge ser um artista ou em um artista que se torna um fashion designer, nem em um chef que desenha roupas. Ela acredita em expertise.”

Anúncios

One Comment to “A fundação Trussardi”

  1. meu eu tbem nao tinha visto isso!!! pena que em 2003 nao estavamos por aqui! Adoraria ter visto a cara dos guardas vendo essa obra dentro da galeria!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: