Arquitetando para o tempo que está por vir

por thaís serafini

Esses dias o But does it float nos presentou essas maravilhosas imagens de arquitetura otomana, do livro Living Architecture: Ottoman de 1966, e ainda publicou um trecho de The Seven Lamps of Architecture, de John Ruskin (aqui livremente traduzido e resumido por mim).

São sábias palavras (com as quais eu concordo muito) sobre a perenidade e a responsabilidade da arquitetura, sobre construir para todas as seguintes gerações, sobre apreciar o valor do passado:

[…] Portanto, quando construimos, vamos pensar que construimos para sempre. Que não seja para uso e prazer somente no presente; que seja um tal trabalho que nossos descendentes nos agradeçam, e vamos pensar, ao colocar pedra sobre pedra, que um tempo está por vir quando aquelas pedras serão tidas como sagradas por terem tocado nossas mãos, e que os homens dirão ao admirar seu trabalho e substancia bruta, ‘Veja! Isto nossos pais fizeram por nós.’ Porque, de fato, a maior glória de uma construção não está em suas pedras, nem em seu ouro. Sua glória está na Idade, e naquele profundo sentido […] das paredes que foram por muito lavadas pelas ondas passantes da humanidade.

É no seu duradouro testemunho contra os homens, no seu quieto contraste com o caráter transitório de todos as coisas, na força com a qual, através do lapso das estações e do tempo, e do declínio e nascimento de dinastias, e da face mutante da terra, e dos limites do mar, mantém sua forma escultural por um tempo insuperável, conectando entre si épocas seguidas e esquecidas.

É naquela mancha dourada do tempo que devemos procurar pela verdadeira luz, e cor, e preciosidade da arquitetura.”

ottoman.arc

ottoman-arc

ottoman-arc

ottoman-arch

ottoman-architecture

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: