Food Design em andamento

por thaís serafini

Mesmo que a expressão food-design seja ainda um pouco desconhecida por aqui (não tendo sequer uma tradução específica), já existe uma associação na Itália (óbvio) que propõe “projetar os atos alimentares” ao aplicar estratégias adequadas de inovação econômica, tecnológica e científica para resolver questões da alimentação. Isso quer dizer que, de maneira ampla, a FOODA  pretende incluir no processo de food design os sistemas de produção, análises sensoriais e os aspectos simbólicos, ceremoniais e históricos relacionados aos alimentos, buscando uma reflexão que não os trate como um outro produto industrial qualquer.

A associação possui projetos ainda em andamento, buscando parceiros, artistas, designers e colaboradores em geral, como o FOODAM Food Design & Art Museum, que pretende fazer sua primeira mostra online; a FooDesigNetwork, uma plataforma colaborativa para profissionais dos “atos alimentares”; o Food Future Lab, que está sendo criado como o primeiro laboratório multidisciplinar de pesquisa e inovação do setor, e o arquivo online Food Digest, que recolherá artigos de revistas, jornais e outros meios relacionados ao food-design.

Por enquanto, já é bem interessante acompanhar o blog de notícias do FOODA, que traz produtos e análises das mais peculiares (como uma coleção que mostra a evolução de tampas plásticas de copos de café) às mais inovadoras porém práticas, como o Joulie.

joulies

Os responsáveis por este projeto são dois engenheiros que buscam a perfeição na temperatura do seu café (ou qualquer bebida quente): estas pecinhas de aço inoxidável contém um material não-tóxico especial no seu interior, que se derrete a 60 graus Celsius e absorve a energia da bebida (fazendo ela chegar mais rápido aquele ponto em que não queima a língua e pode ser bebida). A medida que o liquido vai esfriando, o material vai se solidificando e as pecinhas mágicas liberam gradativamente o calor de volta à bebida, mantendo-a aquecida por um tempo duas vezes maior do que o normal.

Por mais que estejamos ansiosos para que coisinhas assim geniais cheguem logo na nossa xícara, as Joulies elas ainda estão em fase de produção em New York, sem data prevista para a venda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: