Curando doenças com arte

por thaís serafini

Alexander Melamid costumava ser apenas um artista russo de arte conceitual significativamente famoso, hoje ele é um curador. Ou pelo menos é o que pretender ser e por isso criou a Art Healing Ministry em Nova Iorque. Os pacientes desta clínica, que sofrem de males como bulimia nervosa, urticária, disfunções pré-menstruais, estresse e outras doenças principalmente psicológicas, são tratadas através da exposição às belas artes.

melamid

O artista criou um curioso aparato de instrumentosart-healing“, desde velas com imagens a frascos de vidro que contém água “carregada” de vibrações emanadas de famosas obras de arte. Segundo o Mr. Melanid, ele sempre soube que a arte fazia bem para ele, mas não sabia que tipo de bem. Charles McGrath, o autor do artigo sobre este peculiar curador, afirma que o processo de atução no corpo do enfermo não é muito claro, envolvendo inclusive algumas partículas invisíveis chamadas ‘creatons‘.

melamid-treatment

O diagnóstico costuma constatar que há uma exposição insuficiente à obras de arte nos homens e mulheres modernos que sofrem de ansiedade: “A minha função é ajudar a ver as coisas certas, uma visita a um museu pode criar uma superexposição, tão perigosa quanto tomar muitos medicamentos. A arte deve ser tomada em moderação, na dose certa prescrita por um especialista”.

Divagações e partículas invisíveis à parte, a teoria de que frequentar ambientes propícios e dedicar momentos à apreciação da beleza e da arte em geral é verdadeira, e poderia muito bem amenizar nossos sintomas de angústia e ansiedade crônicas. A superexposição à informação que a Internet nos oferece é semelhante, tanto se pode ver mas pouco se absorve. A moderação ainda pode ser o segredo, por mais que pareça cada vez mais inatingível.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: