The Greatest Designer Alive

por thaís serafini

Dieter Rams, 79, é assim definido e aclamado, pois poucos designers vivos possuem um legado tão forte e ainda tão presente nos produtos mais desejados atualmente. É o caso dos produtos da Apple, que segundo Dieter, não constituem um roubo das suas ideias, mas sim a mais sincera forma de elogiá-lo. O designer chefe da empresa produtora dos Ipods, Iphones e assim por diante, Jonathan Ive, é fiel seguidor das formas criadas pelo mestre alemão desde a metade do século passado, quando designer na Braun.

Ano passado eu tive a honra e sorte de visitar Londres na época em que a mostra “Less and More” de Dieter Rams estava em exposição no Design Museum. Poder ver de pertinho estes produtos atemporais e comprovar a sua beleza e praticidade foi experiência especial para uma fã. Estes são alguns dos meus registros:

dieterrams

dieter-rams

dieter-rams

 

dieter-rams

dieter-rams

dieter-rams-vitsoe

Na ocasião dos 50 anos da criação do icônico sistema de prateleiras “606” (foto acima), o Fastcodesign, também grande admirador desse design chamado de ‘elegante e descomplicado‘, fez uma entrevista exclusiva com o designer, e que pode ser assistida aqui.

Vale também destacar o video promocional da Vitsoe, que explica (e critica) resumidamente o importante conceito da Obsolescência Programa, que é na verdade, o conceito chave da nossa era consumista e insustentável. O sistema “606”, produzido pela Vitsoe, prega exatamente o contrário, pois trata-se de um produto projetado para durar e para sobreviver à nossa incessante busca pelo mais novo produto recém-lançado.

 

2 Trackbacks to “The Greatest Designer Alive”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: