Marina Abramovic na Bienal de Veneza 2011

por thaís serafini

Não acredito ser capaz de apresentar o trabalho e a filosofia de uma artista como Marina Abramovic. Considerada a ‘mãe da performance art‘, nascida na Sérvia, apresentou instalações memoráveis como a “The artist is present” realizada no MoMA em 2010, em que ela encarava por sete horas os vistantes em seus olhos, pois acredita que é uma atitude mais intimidadora e reveladora do que apresentar-se nu.

Para a Bienal de Veneza deste ano (alguns destaques apareceram aqui e aqui), Marina está presente em duas mostras diversas  (infelizmente não consegui localizar imagens interessentes de nenhuma): no Palazzo Bembo ela integra a exposição Personal Structures com outros 28 artistas internacionais, tratando dos conceitos de tempo, espaço e da existência.

marina abramovic na biennale

A mais interessante, porém, é no pavilhão de Montenegro (sim, é um país): “The Fridge Factory and Clear Waters” é um vídeo que fala de suas raízes montengrinas e da criação de um grandioso centro de performance art no país. Obod, uma antiga fábrica de geladeiras situada em Cetinje, irá ceder o espaço para o MACCO (Centro Cultural Marina Abramovic). Ninguém melhor do que a artista para descrever seu sonho de trazer de volta ao seu país o reconhecimento conquistado no mundo todo:

“Obod foi fundado para produzir geladeiras para toda a ex-Iugoslávia e continua um exemplo do ideal do comunismo, da industrialização e do modernismo.  […] Acredito que é o momento certo para ‘descongelar‘ Cetinje; estou pronta para contribuir pessoalmente porque quero que as boas ideas e iniciativas se realizem em Montenegro, e desejo que Cetinje se transforme em um centro ativo e importante da arte contemporânea.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: