Todo o modernismo de Wim Crouwel

por thaís serafini

A lenda viva do design gráfico holandês, criador da fonte ultra-modernista Gridnik (imagem abaixo), andou tomando conta do twitter do Design Museum de Londres por meia hora no dia 23/6 para responder perguntas antes de uma palestra sobre o pioneirismo na cultura industrial. Confesso que não acompanhei ao vivo esse momento, mas felizmente a Wallpaper de alguns meses atrás já tinha me informado da existência de Wim Crouwel.

 

gridnik typeface

 

Nos anos 60 a sua empresa Total Design atendia tanto as instituições governamentais e culturais da Holanda quanto alguns grandes clientes corporativos e acabou por redesenhar o “look” oficial do país. Desde o início foi/é o defensor do design sem adornos, que considera “barulhos” irrelevantes, e confessa que não consegue desenhar nem o mais simples dos esboços sem usar um papel quadriculado.

A querida revista citada acima andou visitando a moradia do designer e ressaltou que, apesar de não ser milimetricamente organizada como poderia se esperar do grid-freak, cada objeto está ali por alguma razão. Abaixo estão algumas das suas escolhas e ele as explica assim:

Existe uma luta constante entre o que eu aprecio no trabalho de outros e as minhas próprias ideias. Mas geralmente, quando eu gosto de algo que difere muito do meu próprio trabalho, isso costuma reforçar o meu ponto-de-vista.

 

eames lounge chair

 

power play chair by frank gehry

 

red blue chair by gerrit rietveld

 

Deixe uma resposta

