A Islândia e a luz do sol

por thaís serafini

Nem só de vulcões em erupção, paisagens isoladas e Bjork vive a Islândia: a cidade de Reykjavik inaugurou no ano passado o Harpa Concert and Conference Hall. Deixando de lado questões culturais, do espaço e eventos do tal centro, o destaque é pra Olafur Eliasson, o artista responsável pela fachada espetacular do prédio.

Uma longa e interessante entrevista com Olafur foi publicada aqui, com ótimos insights do artista sobre arquitetura e arte, pois para ele os arquitetos são muito sofisticados para serem artistas. Ele explica também de onde veio a ideia de construir uma fachada composta de blocos de vidro em molduras de metal – intercalados para lembrar as colunas de basalto da Islândia – pois acredita que cada país tem a sua maneira de se relacionar com a luz, principalmente a do sol.

O artista criou um jogo de cores e sombras, transparência e reflexos durante o dia e que, à noite, ganha a intervenção de LEDs ajustados individualmente. Nesses momentos eu penso também no Brasil como futura sede da Copa do Mundo e das Olímpiadas.

 

harpa

 

 

 

harpa

 

 

via FastcoDesign

One Trackback to “A Islândia e a luz do sol”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: