As adolescentes dos anos 60

por thaís serafini

De uma maneira intensamente poética, confusa e visual, Ettores Sottsass (lembra dele?) publicou esse texto 1965. Nesta semana, esta pérola dos arquivos foi publicado novamente pela Domus, desta vez online, e não surpreende que seja ainda atual e faça sentido.

Sottsass observa as adolescentes, a sua vitalidade e ousadia, comparando-as às mudanças que o mundo estava vivendo naqueles anos, desde 1950. Meninas que se vestiam como astronautas estranhos, não mais com graduações de cores que combinavam entre si e uma bolsinha combinando com tudo. Não, grandes acontecimentos estavam acontecendo na teoria das imagens. O susto maior do designer foi constatar que estas adolescentes, que misturavam agressivamente listras, bolinhas, botas de astronautas e tecidos que pareciam pintura automotiva, tinham acabado por fazer com suas roupas aquilo que ele mesmo gostaria de ter feito com seu mobiliário.

E os leitores se perguntam: mas então senhor designer, aonde vamos chegar com essa longa divagação sobre a energia das adolescentes que pegam o ônibus para ir à escola?

O que isso tem a ver com os meus móveis? Os meus móveis são uma coisa trivial e não importam nada. Mas a ideia seria inventar novas possibilidades totais, novas formas, novos símbolos: subir em cima daquelas coisas que estão morrendo para ver se é possível projetar outra energia, outra vitalidade, outras dinâmicas nas vidas das pessoas.

 

ettore s

ettore s

ettore s

ettore s

ettore s

ettore s

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: