Será o declínio do dinheiro?

por thaís serafini

O dinheiro está realmente acabando, e não é só no seu bolso: um artigo recentemente publicado no New York Times diz que a impressão de notas de dólares está cada vez menor. Vamos aos fatos: você não pode fazer compras on-line com dinheiro, não faz compras também em muitos aviões e lojas duty-free, e até mesmo 36% das corridas de táxi em NYC ano passado foram pagas com cartão de crédito. A tecnologia usada na produção das notas evoluiu e, ao invés de durar 18 meses em circulação, elas agora duram até 40. Além disso, ladrões preferem dinheiro.

O artigo não cita outra variável, que eu considero igualmente importante: o incentivo para pagamentos com cartão é também muito comercial, pois quando a gente não as várias notas saindo da carteira, parece que o gasto nem dói tanto assim.

 

dollars

 

Apesar das previsões futuristas apontarem tempos a extinção das notas, alguns analistas americanos afirmam que elas serão ainda utilizadas por pelo menos 200 anos. Até porque o dinheiro continua sendo a melhor maneira de não deixar rastros, pagar por pequenos serviços, dar gorjetas ou ter, por exemplo, uma certa segurança em momentos inesperados. A importância dos bens materiais aumenta enquanto o dinheiro “material” está sumindo, quão contraditórios são esses nossos tempos modernos?

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: