O café da manhã (internacional) dos campeões

por thaís serafini

Para analisar criticamente a ideia internacional do café da manhã, seus rituais, objetos e alimentos de maneira a render explícitos seus conceitos, um grupo de estudantes da Texas A&M University em workshop na Itália criou o evento Wonderbreakfast, realizado dia 20 de julho às 10:30. Com o apoio de arquitetos italianos, da NABA e de uma food designer, a exibição/evento teve apenas convidados especiais, entre eles Maria Giulia Zunino da (altamente recomendada) revista italiana Abitare.

O convite, escrito de maneira informal em um guardanapo, deixou a todos curiosos com as poucas informações, mas requisitava: “Venham famintos: iremos servir um café da manhã como vocês nunca viram.” E realmente, no pátio típico de um edifício do século XVIII em Milão, garçons descalços serviam individualmente os comensais de maneira única.

wbk

wbk

Para uma provocação ainda maior, uma longa mesa branca foi utilizada como banco, enquanto cadeiras se tornaram as pequenas mesas individuais, com o menu pendurado em seu encosto para que fosse acompanhado.

Mas a a comida? “Excelente e imaginativa“, segundo Maria Giulia. A proposta era “transformar o doce em salgado e o salgado em doce” baseando-se nos alimentos típicos italianos e americanos, por isso o menu oferecia: cappuccino inventado com uma espécie de espuma de iogurte ou queijo mole (escondendo pedacinhos de abobrinha e beringela),  e uma interpretação dos clássicos “ovos com bacon” com meio pêssego em calda fazendo as vezes da gema e pedaços de macarrão doce imitando bacon.

wbk

wbk

wbk

wbk

wbk

Todos satisfeitos com a experiência de um restaurante que valeria “100 estrelas“, complementado por uma festa à noite, no mesmo jardim, na qual  um telão apresentou ao público imagens da preparação dos alimentos do café da manhã e da montagem do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: