O pão e o design nosso de cada dia

por thaís serafini

É muito estimulante encontrar um profissional com quem conseguimos nos identificar quando atingimos um momento de descoberta do tipo “é como ser um atleta de salto à vara e não querer mais saltar“. Esse achado se deu através de um belo texto sobre o design nosso de cada dia – do crítico português de design Frederico Duarte – que convido à leitura e divido um trecho por  aqui.

É sobre um item essencial das nossas vidas, que é muito mais do que um alimento. O objeto analisado no texto é o pão carcaça – que lembra o pão que chamamos de francês – e o contexto de sua criação, inspirando uma reflexão bem válida e clara, para todos, designers ou não.

 

 

“Uma carcaça é feita de água, farinha, fermento e sal. Mas este pão não chega às nossas mãos, ou à nossa boca, como uma simples amálgama de matérias-primas: chega-nos de uma forma e com uma forma. Antes mesmo de o ser, uma carcaça só o é depois de ser feita a extracção do sal, a moagem do trigo, a canalização da água e a embalagem do fermento. Estes são apenas alguns dos inúmeros processos, sistemas e dispositivos que alicerçam não só a produção, distribuição e venda de produtos como o pão, mas toda a nossa vida em sociedade. Todos eles resultam, de uma forma ou de outra, de um processo de design.

[…]

Foi antes para reafirmar que, tal como o pão, o design não é nem um adjectivo, nem um acrescento, nem uma excepção à nossa vida quotidiana. E que, tal como os padeiros, os designers respondem à nossas necessidades e desejos mais elementares, reflectindo na sua actividade os contextos tecnológicos, sociais, culturais e políticos em que vivemos. Quase sempre discretamente. E todos os dias.”

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: