A necessidade é a mãe da invenção

por thaís serafini

Nesta semana, a coluna no NYT da Alice R. foi dedicada a contar a história da Ms. Cook e dos muros de pedra aos quais a sua vida acabou se misturando. Não é por nada que a fotógrafa Marianna Cook costuma dizer que “muitas vezes a inspiração vem quando você menos espera“: ao retornar à sua propriedade no campo e encontrar ali seu muro de pedras caído e as 50 vacas do vizinho que o haviam atravessado, ela deu atenção particular à tal parede.

Este tipo de muro (drystone wall em inglês) é construído de maneira tradicional, ao selecionar e intercalar pedras encontradas na região de maneira que se encaixem perfeitamente. Não exigem manutenção, podendo durar mais de um século, não agridem o meio-ambiente e ainda são exemplos de design intuitivo feito a partir de ‘objetos sem uso’. Por estes e outros motivos, a dona do muro caído resolveu levar suas câmeras por aí para fotografar este tipo de construção.

My wall in snow

As belas imagens recolhidas ao longo de oito anos, acompanhadas de ensaios históricos e pesquisas locais, foram recolhidas no livro “Stone Walls: Personal Boundaries”.  Segundo a autora do texto, diferente de outros inventos da era Neolítica que foram abandonados ao longo da história, este tipo de muro perdura e é construído praticamente da mesma maneira há mais de 9,000 anos, quando os primeiros homens seguiram o instinto de proteger suas propriedades e guardar seus animais.

peru 2005

Ireland 2005

mallorca 2009

“Construir um muro de pedras exige consideravelmente mais tempo e habilidade do que outras formas de cercada, mas o resultado pode durar muito mais. Cada um representa um investimento humano no futuro e um esforço heróico de construir algo que definirá a paisagem e protegerá a terra por gerações.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: