curso de Design Italiano: parte final

por thaís serafini

Dia 29, sábado, chegamos à conclusão de um percurso muito importante (especialmente para mim): o curso de extensão acadêmica na Universidade Feevale sobre o Design Italiano. Guiar os alunos interessados através da história da Itália até o momento atual do seu design, entendendo os fatos históricos e suas consequências, foi um momento de grande aprendizado para mim também.

Para este momento, então, escolhi que após a última parte do conteúdo teríamos uma apresentação individual de um assunto relacionado ao design italiano mas também à área de interesse de cada aluno. Através deste compartilhar de influências e pesquisas pudemos conhecer a história e a importância de nomes como Pierre Cardin, Prada, Massimiliano Fuksas, Elsa Schiaparelli e Ferrari. Agradeço aos participantes por colaborar com suas impressões e criar uma troca única nesta nossa finalização!

Porém, em mais um momento os alunos ditaram o rumo do curso: ao desenvolver uma pequena enquete, na qual cada um daria seu voto escolhendo o exemplar mais significativo do design italiano. Dentre as 6 possibilidades oferecidas, e após conhecer profundamente as origens do assunto e analisar a seu modo, o grupo decidiu que o FIAT 500 era o melhor representante do Design Italiano.

Pessoalmente, assino embaixo esta decisão: não só por ser uma admiradora do modelo que temos visto nas ruas atualmente (redesenhado em 2007 em comemoração aos 50 anos de lançamento do modelo, nas imagens abaixo), mas por acreditar que este item simboliza muitas características do design italiano. A FIAT foi por muitos anos uma empresa familiar e tradicional, com origem no início do século XX, e valorizou desde sempre a cultural local, o design e a inovação, participando diretamente da criação do Made in Italy.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: