Design para as Olimpíadas de Londres 2012

por thaís serafini

Será uma ótima oportunidade de “comprovar” essa história de o Brasil ter superado o Reino Unido como sexta maior economia do mundo. Sim, porque a capital inglesa será sede dos Jogos Olímpicos neste ano e o Rio de Janeiro será a próxima, em 2016. Na prática, veremos quem lida melhor com uma infinidade de problemas e situações que nada tem a ver com esse upgrade que deram à nossa economia.

Enfim, o assunto na verdade são estes dois projetos de design diretamente relacionados às Olimpíadas de Londres. O primeiro tem todo a minha admiração por um designer que já foi falado – e elogiado – por aqui. Martino Gamper foi comissionado pela London Thames Gateway Development Corporation para criar o mobiliário urbano da Olympic Fringe Area e de zonas próximas ao Estádio Olímpico. Além de melhorar o visual da área que será muito visitada, o projeto incentivou um percurso não muito utilizado da zona e utilizou ainda materiais recicláveis e reutilizados para os bancos e demais estruturas.

As linhas quase desajeitadas porém simpáticas são clássicas de Martino Gamper e conferiram ainda mais valor e originalidade ao projeto urbano.

E agora o segundo projeto: uma moeda comemorativa lançada para comemorar o ano das Olimpíadas, criada por Neil Welfson para explicar um tema complicado com poucos recursos. A nova edição da moeda de 50 centavos de libra ganhou uma ilustração que tenta explicar a regra do impedimento no futebol. Segundo a fonte ainda, o criador foi às ruas de Londres para saber se as pessoas entenderam a explicação, mas muitos entrevistados disseram não conseguir compreender o seu desenho. Admiro a iniciativa e, realmente, era tarefa complexa!

2 Trackbacks to “Design para as Olimpíadas de Londres 2012”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: