O processo criativo do Nike Stefan Janoski

por thaís serafini

Esta é uma participação indireta muito especial para mim e veio direto deste post aqui, que ilustra a criação de um item que eu não costumo dar tanta atenção assim. Stefan Janoski é o skatista que deu nome a esse modelo da Nike Skateboarding e, obviamente, pariticipou da concepção do projeto junto ao designer James Arizumi. Compartilho aqui algumas imagens e trechos de uma entrevista com Arizumi falando sobre o interessante processo e conceito por trás do modelo que aliás, eu acho bem lindo:

“Quais eram tuas metas pessoais em fazer esse modelo?
No fim, eu realmente queria fazer um tenis que representasse bem o Stefan. Claro, precisamos dele pra desempenhar uma boa performance no esporte, mas tambem queriamos que as pessoas o podessem usar no dia-dia, por exemplo, após a sessão. Eu creio que não existem muitos tênis com esse perfil.

E quais foram os desafios no desenvolvimento de um tenis que pode ser tanto para o skate como casual?

Passamos por três diferentes protótipos diferentes. Então, foi o que atrasou o lançamento dele, e para ser honesto, não aconteceu como um todo. Por fim, no “final do jogo”, eu me “deitei” sobre os desenhos e o Stefan me ligou e disse “É isso!”, o que foi bom, por que era nossa ultima chance. Foi como eu disse, o Stefan é dificil de agradar, mas isso por que ele sabe o que quer, e não se contenta com pouco. O resto do processo foi de sintonização e ajustes finos nos detalhes.

Feliz com o resultado?

Como designer, há tantas coisas que eu já projetei e não usei. Mas esse eu uso! E melhor, o Stefan usa o tempo todo. Eu conheço um monte de skatistas profissionais que não usam seu proprio Pro Model.

Tu tem planos prum possível Janoski II ?

Claro! Todo Pro model tem sua continuação, mas a edição do segundo modelo realmente vai ser um desafio. Eu gosto de fazer tenis que são uma espécia de “cápsulas do tempo”. Gosto de pensar que os tenis tem seu tempo certo de lançamento, como nas séries Jordan. Stefan poderia mudar seu estilo de andar, e o modelo do tenis iria mudar com ele. Bem, nós todos temos que esperar e ver o que acontece.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: