Porque amamos artigos de papelaria

por thaís serafini

Sim, nós amamos papéis bonitos, blocos pequenos, cadernos, agendas, Moleskines, imitações, canetas perfumadas, boas de escrever, lapiseira, borracha, post-its, marcadores, postais, etc etc. E não, a chamada era digital não conseguiu colocar um fim nisso.

A seguir alguns trechos de um bem-humorado artigo sobre o assunto e sobre os possíveis motivos deste amor, comentado por um Lucy Mangan, uma fã de artigos de papelaria (a tradução livre é minha):

 

 

“Todos amamos artigos de papelaria (alguns mais moderamente que outros. Mas porquê? Parece que é a oferta de duas sedutoras promessas. A primeira é que eles libertam o seu potencial criativo. A página imaculada, a caneta primitiva oferecem possibilidades ilimitadas (e também, em um dia ruim, medo ilimitado). A caneta certa e o papel certo usados em conjunto, é o que se imagina, não conseguem conter um fluxo repentino de ótimas, brilhantes e originais ideias, a semente de um romance best-selller […]

A segunda promessa é aquela da organização. Eu lembro de ver um amigo na universidade saindo do seu quarto depois uma sessão de estudos de sete horas carregando uma bandeja de index cards e arquivos organizadamente marcados com divisores de papel, subdivididos por tags coloridas. ‘OK’, dizia ele com alívio. ‘Eu posso não saber de tudo ainda. Mas eu sei onde tudo está.’ […]

No final das contas, os artigos de papelaria e escritório nos fazem sentir melhor. Em tempos de recessão, você ainda pode encontrar coisas que caibam no seu orçamento e que te deixem alegre. Um caderno ainda carrega a promessa de que um dia você deixará a sua marca, literariamente e metaforicamente. E a nostalgia também nos mantém em suas garras. Sempre que eu escrevo à mão sinto, cada vez mais, que estou ajudando a preservar uma habilidade antiga.”

Totalmente concordo e me sinto assim, todos os dias. E vocês?

One Comment to “Porque amamos artigos de papelaria”

  1. maravilha, melhor descrição impossível da minha pessoa.

Deixe uma resposta

