Franca Sozzani e as dificuldades de escrever um discurso

por thaís serafini

Franca Sozzani é muito mais do que a super-ultra editora da Vogue Itália, irmã da criadora da 10 Corso Como, jornalista e formadora de opiniões. Seria ousado da minha parte tentar apresentar uma pessoa como ela, porém destaco aqui o Blog del Direttore – o espaço que ela assina online e que considero muito interessante.

Interessante não somente por trazer as novidades e ideias dessa mente tão visionária no mundo da moda, das artes e afins, mas pela comunicação direta e sincera que Franca compartilha ali, quase como se fosse um diário pessoal. A ideia é compartilhar hoje aqui alguns trechos de um post publicado nessa semana, intitulado “Como é difícil escrever um discurso!”

“Hoje precisei preparar a lecture que apresenterei na Harvard no dia 2 de abril. Deve pensar desde o início em quem será  o teu público. Estudantes e professores. Não pode ser um ‘discursinho’ simples, tratando-se de um assunto importante como a saúde e as eventuais responsabilidades da moda na imagem que as mulheres acreditam ser a certa. Magra. Focalizei nisso o final de semana todo. Passei horas e horas documentando cada lição recebida sobre alimentação, anorexia, obesidade e tudo mais. Passei horas ao telefone com professores e cada um tem as suas teorias.

Lembras de palestras em que foste e quase morreu de tédio ou de outras que desejaste nunca ter fim. Capturar a atenção e mantê-la viva por algumas horas não é muito fácil. Os tons, os conceitos e o modo de falar são fundamentais. Mas entender também as reações imediatas através dos olhares dos presentes te ajuda a dar um ritmo crescente e não decrescente até se apagar.

É trabalhoso e nada pode ser casual. Falas e sabes cada palavra terá seu peso e as suas consequências. É uma questão de seriedade principalmente se tens um público jovem. Podes conquistá-los ou irritá-los mas deves, de qualquer maneira, interessá-los.

Fixei os pontos fundamentais, os ampliei e liguei para que não parecessem várias partes colocadas juntas. Um trabalho de equilibrismo. Postarei no meu blog no dia 3 de abril e devido ao assunto acho que criará uma série de reações. Mas como sempre defendi, é preciso enfrentar os riscos quando se fazem escolhas. Afirmações trazem reações. E este é o ‘bello della diretta’!”

Parece que somos ingênuos em pensar que pessoas famosas tiram de letra situações difíceis como, por exemplo, falar em público. E parece ainda que poucos formadores de opinião possuem uma consciência tão profunda do seu papel na sociedade. Bravissima, Franca!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: