Adélia Borges na UniRitter

por thaís serafini

Em comemoração aos 10 anos do curso de Design da Universidade Ritter dos Reis de Porto Alegre, a aula inaugural do curso neste ano trouxe (no dia 21/3) uma palestra de Adélia Borges, jornalista especializada em design, ex-diretora do Museu da Casa Brasileira e curadora de mostras, entre outros importantes ‘cargos’. Era também lançamento do seu livro mais recente “Design + Artesanato: o caminho brasileiro” que foi o assunto do encontro.

Foi possível conhecer o trabalho de pesquisa do artesanato desenvolvido pela jornalista no ano passado, em diversas regiões do Brasil, além de uma análise histórica do artesanato e do design no país, a ruptura entre os dois e o início da re-aproximação na década de 80. Destaque também para a apresentação do conceito de que o artesanato é uma das atividades mais próximas da noção contemporânea de desenvolvimento sustentável.

Não concordo com alguns termos apresentados por Adélia no que diz respeito a um “design artesanal”, pois o design nasceu e sempre será uma atividade essencialmente industrial, porém acredito que o artesanato tem muito a ganhar com a introdução de um sistema parecido com aquele do design enquanto o último nunca deixará de incorporar o manual e o artesanal em suas criações industriais.

Existe muita discussão atualmente sobre as relações entre artesanato e design, mas pessoalmente acredito que são coisas distintas que podem sim trabalhar juntas com muito sucesso, inclusive na busca de uma identidade visual autêntica e brasileira, na valorização das nossas origens e tradições. E neste ponto concordo com a jornalista, pois o “design + artesanato” (ao invés do design x artesanato) é um dos caminhos possíveis para o design brasileiro, e não necessariamente o único caminho.

Anúncios

One Trackback to “Adélia Borges na UniRitter”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: