Salve as comidas da geladeira

por thaís serafini

Tão bom quando vemos um projeto incrível e inovador sendo levado adiante, melhor ainda quando essa continuidade nos faz relembrar algo que não ganhou a devida atenção. A estrela deste post é um projeto que conheci há quase dois anos no Salone del Mobile, mesmo tendo simpatizado muito com ele e a mostra que o apresentava, ele figurou apenas em uma review que publiquei na época, pois este blog era ainda apenas uma ideia. Pois bem, hoje posso falar mais do “Save food from the fridge” de Jihyun Ryou, designer da Coréia do Sul.

Como a mostra de 2010 da Design Academy de Eindhoven era super conceitual, profunda e trazia questionamentos importantes (como What is the role of the designer?), a designer resolveu repensar formas mais sustentáveis  de armazenar alimentos sem o uso dos refrigeradores.

Ryou explica o seu estudo “Os vegetais e as frutas continuam a viver mesmo depois de colhidos. Eles continuam respirando, pegando oxigênio do ar e emitindo dióxido de carbono, vapor de água e calor. Ao regular a temperatura e humidade, é possível diminuir essa respiração, resultando em um tempo de armazenamento mais longo.”

Por isso, criou uma linha que contém contenedores com areia e água, bandejas que mantém os vegetais umidificados, compartimento fechado para batatas e maçãs (que no escuro irão amadurecer mais lentamente) e um recipiente com água para testar a qualidade dos ovos através da flutuação.

A extensa pesquisa e experimentação certamente renderam bons frutos – é uma linha sensível, que não consome energia e ainda proporciona uma interação muito mais consciente com os nossos alimentos. Provavelmente será difícil abandonar os refrigeradores por completo, mas projetos como este nos fazem visualizar que não é tão difícil compreender a natureza – coisa que era normal há algumas décadas atrás, quando não éramos “ligados na tomada”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: