Faça você mesmo?

por thaís serafini

Sendo fã de Enzo Mari, insegura quanto a essa onda moderna do DIY mas defensora de uma nova postura de consumo, compartilho as sugestões e ideias vistas esta semana.

2dmblogazine indica três livros na linha faça-você-mesmo para quem deseja se aprofundar de verdade no assunto: “How to make it without Ikea” de Thomas Bilass, “Home-Made:Contemporary Russian Folk Artefacts” de Vladimir Arkhipov e o tal “Autoprogettazione” de Enzo Mari – que terá, inclusive, versões revisitadas lançadas este ano no Salone del Mobile (yey!!).

 

Não os tendo lido, fica difícil opinar, mas vale o convite pra refletir numas palavrinhas traduzidas diretamente da fonte:

“Não é preciso dizer que o homem moderno é um animal preguiçoso. Enquanto nossos cérebros vão ficando mais e mais elétricos, nossas mãos se tornam patas em forma de mouse. Enquanto nossas vidas ficam mais e mais confortáveis, nós deixamos nossa natureza homo habilis naufragar no esquecimento. Enquanto nossos pais eram capazes de construir casas do zero, nos sentimentos ansiosos ao trocar uma lâmpada. A cultura materialista tirou nossa autonomia, nos privou da felicidade que só sentimentos ao construir coisas com as nossas próprias mãos.

O recente ‘revival’ da cultura faça-você-mesmo é somente um mito ou pura moda, pois ainda corremos para a Ikea assim que precisamos de uma simples prateleira ou mesa de trabalho. Apesar de estarmos provavelmente cheios da pregação do DIY, ela parece não ter tido efeito real.”

One Comment to “Faça você mesmo?”

  1. Eu sou adepta do DIY. Fazer algo com as próprias mãos dá trabalho, sim. Mas pra mim é prazeroso. Bom, eu incetivo o DIY através do meu blog e eu acho que não é moda. Daqui a algum tempo, será necessidade, mesmo. O mundo está caminhando pra isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: