Salão do Móvel 2012: Marni e os prisioneiros colombianos

por thaís serafini

O primeiro post aqui no Cataclisma sobre o Salone del Mobile 2012 não poderia deixar de trazer alguns questionamentos comuns meus para com o design: começando pelo fato de analisar uma feira à distância (coisa que tem sido muito facilitada pela internet, apesar de totalmente parcial em suas divulgações). Talvez por isso o primeiro post de lançamento venha de uma fonte que não costuma falar de design e me proponho a analisar os lançamentos sob outros pontos de vista dessa vez.

Quanto ao produto em si e à marca: a Marni é um nome importante da moda italiana e internacional e, portanto, basta lançar um produto para sair na mídia, assim como acontece com a maioria dos lançamentos grandes do Salão do Móvel, sejam eles relevantes ou não.  E sim, são cadeiras, os produtos favoritos de todos os designers e do público em geral quando se fala no assunto. Um dia ainda conseguirei desvendar esse fascínio de maneira satisfatória sem recorrer à crítica que costumo fazer: Precisamos mesmo de mais 9756 modelos novos de cadeira esse ano?

Sigo analisando a coleção em si: são 100 cadeiras fabricadas por ex-prisioneiros colombianos. O projeto pretende reafirmar o caráter beneficente da marca dando oportunidade de trabalho e reintegração social aos presos. Sem poder analisar friamente o quanto dessa verba e incentivo chegou de fato aos indivívuos e suas famílias, considero valiosa a coleção também por prestar  homenagem às cadeiras tradicionais da Colômbia ao utilizar a trama em PVC.

As cadeiras ainda foram utilizadas no projeto L’arte del ritratto, em que Francesco Jodice fotografou a equipe de funcionários da Marni em seus departamentos  – mais um ponto para a Marni.

Atualização: acabei de descobrir que os fundos arrecadados nas vendas das peças serão destinados a uma associação milanesa que reaproxima mães ex-presidiárias e seus filhos (ICAM).

 

One Trackback to “Salão do Móvel 2012: Marni e os prisioneiros colombianos”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: