Sobre cadeiras e conforto

por thaís serafini

Bruno Munari é um dos caras mais sábios, sinceros e espirituosos que o mundo do design e das artes conheceu. Suas teorias cheias de bom-humor misturam a imprescindível realidade do cotidiano com a necessidade do sonho. Eis uma delas, extrato publicado na edição 202 da revista Domus em 1944 – vejam bem, há quase 70 anos, mas que poderia ter sido escrito hoje – e que faz todo o sentido rever hoje, às vésperas de mais um Salone de Mobile e em tempos tão complexos (tomo a liberdade de traduzir e resumir):

Procurando conforto em uma cadeira desconfortável

Os designers de interiores estão geralmente preocupado em fazer novos móveis e inventar novas formas para mesas, cadeiras, cabides, poltronas. Vamos considerar a poltrona, que é o exemplo mais óbvio. […] Você entende que poderíamos ir além por milhares de anos (e talvez até mais) inventando diferentes modelos, seguindo todas as tendências em todos os países, todos os materiais que as industrias colocam no mercado o tempo todo, todas as tendências de estilo, etc., tudo isso para agradar o gosto do bom cidadão da classe média que não quer ter em casa a mesma cadeira que seu colega tem no escritório. Todo mundo quer móveis diferentes então a verdadeira função de uma cadeira, por exemplo, o conforto, vai pro inferno. […]

Nós devemos aprimorar cada pedaço de mobiliário e não inventar mil variações; devemos refiná-los em todos os sentidos, e não seguir a moda. Só então poderíamos dizer que trabalhamos para nós mesmos, para o Homem (e para a Mulher) e não só para a criatividade (ou bizarrice). Vamos falar a verdade, crianças. Você não compraria uma cadeira na qual tem certeza que pode relaxar, mesmo que outra pessoa também a tivesse?

Eu entendo que o design de interiores não quer dizer inventar uma nova forma para um certo móvel e sim colocar um móvel comum, uma cadeira vulgar, no lugar certo.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: