100 cadeiras em 100 dias

por thaís serafini

A simpatia deste blog com o designer Martino Gamper não é de hoje. E também não é gratuita, por mais que eu não consiga encontrar as palavras que gostaria para descrever. Pesquisando um pouco mais sobre eventuais participações do designer no Salão do Móvel deste ano, descobri que a opinião de Gamper é que o Salone deveria se tornar bienal, para tentar elevar a qualidade dos projetos. Quanto a sua carreira, pensa em parar de projetar logo logo. Esperamos que não seja assim uma decisão tão radical, por mais que seus argumentos sejam bem fortes.

Enfim, indo direito ao projeto, hoje o assunto é o “100 chairs in 100 days“, que nasceu há dois anos quando o designer iniciou a coleta de cadeiras descartadas nas ruas e em casas de amigos. A segunda parte sim foi caraterizada pelos cem dias, nos quais Martino reconfigurou cada uma delas. Como em um passe de mágica, nasceram novas criaturas e peças híbridas a la Frankenstein, porém cheias de simpatia e experimentação.

“Minha intenção é investigar o potencial para criar novos projetos úteis ao misturar estilos e elementos de tipos de cadeiras existentes. Eu vejo essa como a chance de criar um ‘sketchbook tri-dimensional’, um conjunto de designs divertidos e provocativos. Assim como possivelmente criar alguns modelos que possam vir a ser produzidos em massa, […] espero que minhas cadeiras ilustrem – e celebrem – as ressonâncias geográficas, históricas e humanas do design.

As histórias por trás das cadeiras são tão importantes quanto seu estilo ou função.”

 

via

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: