Enzo Mari hoje

por thaís serafini

Que triste ironia ficar sabendo de que o maestro Enzo Mari está gravemente doente no dia em que ele completa 80 anos. Como fã de tudo que ele representou (e representa) para o design, reproduzo a minha tradução livre de uma carta escrita pelo também designer Giulio Iacchetti, dedicada a este silêncio forçado da parte de Mari.

E que as próximas notícias sejam boas!

“Querido mestre,

o silêncio é a cura que decidiu impor a sua vida há três meses. Por tantos anos e em tantas ocasiões escutamos sua voz, nos irritamos com suas frases peremptórias, mas também nos apaixonamos pelo nosso trabalho com a paixão que costumava infundir em que o escutava, guardamos suas histórias pronunciadas com um fio de voz e depois as palavras trovejantes que caíam cortando as nossas veleidades de projetistas.

Agora este silêncio nos ensurdece de modo doloroso: bem no momento em precisamos mais de você e do seu olhar que conseguia chegar na consciência de cada um colocando interrogações no nosso papel, no sentido do nosso fazer.

Mas talvez a verdadeira lição você nos esteja ensinando há tempos: dar espaço ao silêncio poderia ser o único antídoto para nortear o mar de superficialidade e tagarelice no qual estamos imersos todos os dias.

Com afeto,

Giulio Iacchetti”


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: