Foram tantos os estilistas apresentando coleções de móveis nesta edição do Salão do Móvel de Milão que seria preciso um mês para apresentá-los todos por aqui. Por mais que cobice muito o design da Missoni Home, por exemplo, escolhi destacar a linha de um brasileiro. Na verdade, não sei dizer se Oskar Metsavaht apresentou no Salone, mas vale para seguir a temática e mostrar uma dentre tantas coleções que não dizem muito.
O designer da incrível Osklen conseguiu levar os ares concetuais e naturalistas que encanta nas passarelas, junto à sustentabilidade, para uma coleção bem bonita. Oskar preside o Instituto-e (vale conhecer!), responsável pela Celebrate Wood.
São seis produtos que seguem um conceito forte: são baixos (para convidar as pessoas a se sentarem mais perto do chão) e confeccionados seguindo uma das máximas da marcenaria (e da sustentabilidade): o encaixe. Além disso, a madeira utilizada é de reflorestamento certificada pelo FSC e o processo de fabricação também ganhou certificação por ser ‘limpo’.
Nas palavras do sr. Metsavaht: “Por meio da disseminação dos ideais de sustentabilidade envolvidos em sua cadeia de produção, os móveis contribuem para a transformação de conceitos em atitudes pessoais e reforçam a necessidade de questionarmos nossas escolhas de consumo”.