Design idoso com espírito jovem

por thaís serafini

Enquanto a idade média da população sobe, as expectativas de vida se expandem e ninguém mais gosta de ser chamado de velho, os designers continuam a projetar somente para o homem padrão, jovem e saudável. A ergonomia costuma ser deixada de lado e os poucos projetos que vemos para pessoas com limitações físicas costumam não ser muito simpáticos.

Por isso é importante compartilhar essa coleção de objetos domésticos direcionada aos idosos, que parece ter realmente analisado os usuários de mais idade e identificado algumas das suas dificuldades. Além do bem-estar e da saúde, fatores mais subjetivos como a autonomia e a segurança também devem ser sempre levados em consideração.

Interessante ressaltar também que a estética das peças facilta muito a integração das mesmas com o restante dos móveis da casa, afinal, ninguém quer objetos com cara de enfermaria em casa, né?

No Country for Old Men” foi desenvolvida pelo studio Lanzavecchia + Wai como um complemento para a morada dos idosos. Destaque para as peças denonimadas Together Canes, os três apoios móveis que ajudam o usuário a se locomover dentro de casa transportando consigo diferentes tipos de objetos, em um misto de mesa e bengala. Alguém já reparou como deve ser difícil se apoiar em um andador e carregar uma xícara de chá da cozinha até a sala?
A Assunta Chair, por sua vez, pretende facilitar o simples ato de levantar de um assento com mais facilidade. A sacada é utilizar o próprio peso da pessoa como alavanca na barra de apoio, um simples componente que cria mais estabilidade e dá aquele empurrãozinho sutil na hora de levantar.

via

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: