Conserta-se móveis – tratar aqui

por thaís serafini

Você, designer brasileiro (ou estrangeiro, who knows), vai provavelmente se identificar com a filosofia desta dupla bem brasileira – goste ou não do resultado final. A Fetiche Design é Carolina Armellini e Paulo Biachhi, criadores de uma linha que dá título a esse post e que transformou dificuldades em oportunidades, com talento.

Nas ruas de Curitiba os designers garimparam móveis antigos e em estado ruim para interferir em suas estruturas fazendo-os funcionais de novo, com muito experimentalismo. A coleção é vendida pela Micasa e explora a estética do improviso, da mistura, dos defeitos e sinais que cada peça traz em si.

Prefiro deixar os responsáveis com a palavra sempre que possível, e neste caso elas explicam muito bem tudo o que está por trás de uma “simples” coleção de móveis. A entrevista foi concedida para a Casa Vogue em março. Aplausos para para o desabafo, para a ousadia e para a criatividade e conceito forte. Escolho os vasos criados a partir de peças quebradas e sobras do processo produtivo de uma empresa local como meus preferidos:

Passamos por dificuldades para conseguir entregar e desenvolver alguns produtos para a nossa marca. Por um lado, os pequenos fabricantes não se comprometiam com prazos ou qualidade. Por outro, as grandes indústrias só se interessam por grandes volumes e produtos que sejam bastante simples de ser produzidos. Se uma determinada peça tem certas “dificuldades” que tornam o produto mais inovador, elas já não se interessam, porque vai dar muito trabalho. Então acabamos ficando “órfãos” no que diz respeito à produção.”

“Então essa coleção reflete uma frustração nossa em relação ao apoio da indústria para o design mais inovador, mais contestador, ainda que seriado. Claro que essa é uma vivência nossa, bem particular. Talvez outros designers já tenham achado seus parceiros ideais. Essa coleção é o reflexo do que vivenciamos nesse ano de 2011. É uma espécie de desabafo.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: