Como foi o Design Talking em Porto Alegre

por thaís serafini

Em primeiro lugar, não pode passar despercebido um evento que se propõe a falar de design e que é de acesso livre e gratuito. E em Porto Alegre/RS. Vale parabenizar o pessoal da Altos Eventos, da Nós Coworking e do One Ted a Day. Me parece uma iniciativa construída com esforços conjuntos e que, acima de tudo, tem muita validade como ponto de encontro de profissionais da área.

Como parte de um evento relacionado (não oficialmente) ao TED, o encontro começou com uma “talk” da grande Paola Antonelli (a seguir). Apesar de ter sido apresentada no longínquo ano de 2007 (quanta coisa não mudou em meros 5 anos?), a sempre-curadora de design do MoMA e pensadora das mais importantes sobre o design atualmente foi alvo de críticas do primeiro palestrante da noite, o designer Mario Verdi.

Ponto a menos pra ele logo de início, mas certamente o resto da conversa foi mais interessante – apesar de alguns momentos ainda estar um pouco abstrata demais tratando-se de design, ao meu ver. Acho bem importante o trabalho do Mario à frente da Apdesign, instituição que tem feito muito pelo design no Sul e que tem potencial para fazer ainda mais. Conforme o próprio palestrante, estamos sendo chamados para mostrar nossa relevância no momento atual do Brasil e se não nos metermos na política, continuaremos a ser governados por aqueles de sempre.

Como a Camila Farina não pode estar presente no evento, seguiu-se a apresentação da Paula Quintas. A designer é uma das donas do Estudio Bergamota e acredito que tenha deixado uma principal mensagem para os profissionais/estudantes/presentes: a de buscar na pesquisa, no entendimento da marca e do cliente a história que deve ser contada, de que é muito importante apresentar ao cliente uma narrativa para mostrar os objetivos do projeto.

verdi_design_talking

paula_quintas_design_talking

design_talking_poa

Que venham mais Design Talks e talkings, parece que este ano Porto Alegre e o design estão mais juntos do que nunca :) O design, os designers e o “mundo” precisam muito de esclarecimento nesse sentido.

Anúncios

2 Comentários to “Como foi o Design Talking em Porto Alegre”

  1. Adorei o texto, muito bem escrito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: