Quando um mestre do design entrevista outro mestre

por thaís serafini

Só podia dar em um post cheio de citações lindas sobre design, né? Graças à Domusweb que sempre republica essas pérolas do design (grazie, grazie, grazie!), podemos reler a conversa entre Dieter Rams e Alessandro Mendini(então editor da revista Domus) que aconteceu lá em 1984.

Os produtos projetados por Dieter Rams para a Braun são legados dos mais importantes para o design, e se eu mesma fico em dúvida sobre como definir seu conceito, prefiro indicar os seus 10 princípios do bom design e o seguinte trecho da entrevista. Vale ler na íntegra ou só  refletir nas palavrinhas poderosas (a tradução é livre e minha):

A. Mendini: […] Eu sempre quis te fazer a seguinte pergunta: a sua utopia era funcionalista ou era poética e purista?

D.Rams: Eu sempre gostei do simples e do puro – que seja também útil e que possa também possuir poesia. Eu devo muito ao meu avô, que era carpinteiro e sempre recusou as máquinas. O cuidado máximo e a qualidade honesta eram seus princípios. O princípio importante em design na minha mente é remover o não-essencial para revelar a essência. O bom design significa para mim o menos design possível. Eu acredito que é tempo de retornar ao simples. Eu sou contra todos os ‘ismos’, incluindo o ‘funcionalismo’.

O design deve contribuir à funcionalidade de um produto, sem dúvidas, mas design ‘funcional’ não quer dizer uma negligência da estética! Um design esteticamente equilibrado e harmonioso baseado em uma regra, ou em algum tipo de gramático formal, também confere ao produto uma usabilidade especial. Eu acho que eu realmente me vejo mais como um engenheiro da forma do que como um artista.” 

Deixe um comentário

