Gucci e a sustentabilidade

por thaís serafini

É impossível escrever sobre design hoje em dia sem viver falando de sustentabilidade. Ou pelo menos de soluções mais ou menos eficazes, mais ou menos honestas, ou do que poderia ser um design capaz de minimizar os danos ao meio-ambiente no caos que a gente sente viver. Por isso volto com o papo de materiais e produtos de tecnologia inovadora, porém de um ponto-de-vista muito mais positivo e abrangente.

Eu sequer sabia que a Gucci havia feito um comprometimento oficial com o meio-ambiente, portanto me surpreendi muito com essa linha de óculos biodegradáveis. A mágica seria a “madeira líquida“, um material biodegradável que nunca foi usado neste segmento. Trata-se de uma composição de bio-materiais, como a fibra de madeira retirada de florestas de manejo sustentável, linho do processo de fabricação do papel e cera natural.

Além disso, as embalagens serão ecofriendly, ou seja, 100% feitas de materiais certificados pelo FSC. A marca já utilizada embalagens sustentáveis desde 2010 e agora irá estender à linha de óculos. As novas embalagens também foram projetadas para minimizar espaço de estocagem, reduzindo em 60% a emissão de CO2 no transporte.

No protótipo divulgado recentemente dá pra perceber bem forte os traços inspirados na natureza, através das formas de plantas como o bambu na sua estrutura. O selo internacional Mobius Loop (nome chique pro nosso conhecido símbolo) certifica o material reciclável, enquanto nós aplaudimos (e desejamos, né?).

via

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: