Inaugurando a mostra de design italiano em POA com o seu curador

por thaís serafini

A tão esperada mostra de design italiano Italian Genius Now chegou com tudo em Porto Alegre. Só se fala nisso e é com razão! Estréia da mostra internacional do Brasil, é um honra ter tantas peças e tanta história reunida aqui pertinho! Mas antes de falar da mostra em si, venho compartilhar as minhas impressões sobre a palestra realizada por Marco Bazzini, curador da mostra, na última quarta, com mediação de Giulio Palmitessa.

Como o evento acabou quando o Museu já estava fechado, não pude ver a mostra ainda, mas tenho certeza de que vai ser uma experiência ainda mais interessante depois de ter entendido as motivações do curador que a idealizou. Tratam-se de peças significativas do design italiano dos últimos 60 anos e nada melhor do que dar voz aos autores, designers, arquitetos e projetistas para aprofundar seus significados.

A palestra foi bem inspiracional, filosófica e até emocionante, bem italiana, cheia de gestos, frases de efeito, nomes importantes e criatividade. Marco Bazzini iniciou o discurso explicando a história, arte e cultura italianas e o quanto estas influenciaram na criação do design mais famoso do mundo.

O percurso do designer italiano nunca é individual, e esta foi uma verdade que só ficou realmente clara pra mim quando pude vivenciar na pele por lá. Não é só com um designer de peso que se cria um grande produto, é preciso reconhecer o valor da empresa, dos trabalhadores, de todo um sistema feito para o design. Aliás, o costume de trabalhar em grupos de aprendizado vem desde a época em que os artistas italianos trabalhavam e estudavam nas bottegas.

Quanto a sempre discutida diferenciação entre arte e design, que inclusive era o título desta conversa, o curador ressaltou frases de designers (representados na mostra) que nunca diferenciaram o seu percurso criativo entre arte ou design. Segundo Bazzini, o principal é que ambos nos ensinam a olhar o mundo de um ponto de vista diferente.

Seguindo com imagens e frases de nomes como Gaetano Pesce, Enzo Mari, Gio Ponti, Carla Accardi, Mendini e Sottsass, Bazzini conseguiu transparecer o quanto de paixão tem naquela mostra e em cada um dos objetos ali apresentados, com o quanto de inspiração e coração, de profundidade e ao mesmo tempo de bom humor, é feito o design italiano.

Pessoalmente, foi muito incrível validar com um profissional renomado da área o meu ponto de vista neste assunto, confirmar coisas que eu mesma costumo selecionar entre tantas outras, ter um pouco mais de confiança em um caminho que trilho de maneira instintiva nas minhas pesquisas e que acabam por aqui e por ali. Não vejo a hora de voltar ao Santander e analisar cada uma das preciosidades de perto e, com certeza, com outros olhos.

Anúncios

One Trackback to “Inaugurando a mostra de design italiano em POA com o seu curador”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: