Analisando os tweets da feira

por thaís serafini

Já que durante o dia não dá tempo de postar, vou guardando um monte de links e materiais que gostaria de publicar aqui. Portanto, é natural que às vezes alguma coisa acabe ficando de fora, perdendo seu momento ou que eu esqueça de onde veio o bendito link – que é o caso deste post.

Mas é interessante demais pra deixar de publicar e tem tudo a ver com os assuntos que o povo cansa de ver por aqui: design e Itália (mais especificamente, Milão).

O projeto Design Week Tweets é um experimento que não foi finalizado ainda – imagino que analisar tantos tweets e palavras não deve ser tarefa simples – mas pretende comparar os tweets gerados na cidade de Milão durante 3 semanas do Salone del Mobile deste ano, sendo uma semana antes e outro depois da feira em si.

Por enquanto, são estudos preliminares que vemos aqui. A ideia do grupo é entender se é possível lançar este tipo de questionamento digital para gerar conhecimento sobre as mudanças na dinâmica da cidade durante um evento tão simbólico. Pode parecer exagero, mas a feira é sim capaz de alterar o ritmo de Milão de maneira particular, fazendo sentido que se estude o fenômeno e seus desdobramentos.

Estas imagens, por exemplo, mostram os estudos de idiomas mais tuitados e também a faixa de horário e período. Para o futuro, a ideia é analisar concentrações espaciais (e consequentes pontos de encontro, de referência ou mais visitados), possíveis áreas emergentes de visitação na cidade, analisar grupos que mais visitaram a feira, como os estrangeiros se movimentavam pela cidade no período, e analisa também nomes mais citados, seja de designers ou marcas.

Preciso dizer que fiquei bem curiosa para conferir o resultado?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: