A loja que quer que você compre menos, porém melhor

por thaís serafini

Não é novidade dizer que a história dos objetos por vezes é mais importante do que eles próprios. Aqueles que mais gostamos costumam ser os que tem algo a mais, que simbolizam algum laço ou momento especial para nós. E, por isso mesmo, eles costumam ser quase insubstituíveis, nem um modelo mais moderno é capaz de nos convencer de que eles devem ser descartados.

Esse é o ponto de partida da Madesmith, uma loja online que quer fazer as pessoas comprarem melhor (e, consequentemente, menos) ao contar a história dos produtos e dos produtores que disponibiliza. Qualidade e humanidade também ajudam as pessoas a criarem sentido e laços com o que compram e, assim, tornarem-se mais conscientes com o seu consumo.

chelsea1

Outra parte legal dessa iniciativa é que o site funciona também como uma agência de publicidade e como distribuidor para esses pequenos produtores, oferecendo serviços que muitos não teriam condições de bancar por conta própria no início.

Compartilho abaixo um pedacinho de uma dessas historias, bem acompanhada por suas facas lindas e muito originais:

chelsea2

Chelsea Miller, filha de um habilidoso ferreiro e carpinteiro, vivia em NYC para tentar uma carreira de atriz. Um belo dia, de volta a sua cidade natal para o inverno, ela pediu para o pai ensina-la a fazer facas pois queria presentear os amigos com algo diferente. Apesar de gostar de atuar, Chelsea queria poder “produzir algo com as mãos” e, juntando sua herança familiar, acabou criando a Chelsea Miller Knives.

“Adoro o tempo que passo com os materiais, isso requer muita concentração, é muito íntimo“, confessa ela. E o laço familiar não acaba por aí: a madeira usada nas suas facas vem de retalhos da fazenda da sua família em Northern Kingdom. Já o metal das lâminas é reaproveitado de um amigo ferreiro que fabrica ferraduras em Vermont.

chelsea3

chelsea4

Agora diz pra mim, além de super interessantes, essas facas não ficaram ainda mais atrativas depois de conhecer a historia?

* A dica é do FastCo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: