Sucabaruca, the coffee set

por thaís serafini

Pegue uma tradição popular, adicione qualidade, formas amigáveis e uma equipe de design colaborativa. O resultado é digno de nota e, pessoalmente, se relaciona com uma das melhores formas de fazer café (que aprendi com minha mãe).

A Sucabaruca é um set para filtrar café feito à várias mãos. Como diz a ótima matéria e entrevista da Disegno, costuma ser mais tentador e comum falar de objetos assinados por um único autor, portanto vale ressaltar um projeto que abraçou desde os primórdios o fator colaboração. E deve vir mais por aí, quando as peças encontrarem um formato de produção em série que mantenha sua qualidade mas consiga baixar os preços.

sucA1

Os designers Luca Nichetto (Itália) e Lera Moiseeva (Rússia) projetaram juntos o set, comissionados por um loja de design de Toronto, e com a colaboração de uma ceramista, de um marceneiro e de um artista. A bandeja em plátano finaliza o conjunto e simboliza o elemento canadense.

O processo começou com a identificação do ritual de preparar o café e do seu método mais difundido no mundo. John Baker, proprietário da loja e galeria, explicou o que ele considera como simbolismo principal neste projeto e eu, assino embaixo:

suca2

“Café filtrado à mão é especial porque quando você o faz pela primeira vez, será uma boa xícara de café, mas quanto mais você aprende as nuances de como prepara-lo, você vai ficando melhor a cada dia. É um design com o qual você desenvolve uma conexão, porque quanto mais você o usa, melhor o café fica.

Leva um tempo para filtrar o café, então você vai querer sentar e aproveita-lo. Basicamente, é um processo não mecânico. Para um espresso você vai até o bar e ele foi aprimorado perfeitamente como uma ciência. Isto aqui é algo em que você tem que trabalhar.”

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: