Vida de designer: dicas e lições

por thaís serafini

Apesar da máxima “Se conselho fosse bom não se dava, se vendia”, eu acredito que pode-se aprender muito com os conselhos dos mais experientes. Por isso hoje trago alguns pensamentos de designers consagrados (tomados pela mídia durante o Salão do Móvel, ocasião internacional mais do que propícia para se falar de design).

Jamie Hayon: “Se eu ouvisse o mercado, estaria projetando porcarias porque muitas vezes ele não tem bom gosto, é excessivo. […] É muito difícil dizer para um director de marketing de uma marca ‘ignore o mercado‘, mas honestamente esta é a única maneira de fazer coisas gloriosas, é a unica maneira de conseguir resultados.”

hayon

Comentário: pode ser por isso que o designer espanhol escolheu o alternativa Lambrate para apresentar suas máscaras e peças no Salão de 2014 (imagem acima).

Yves Behar sobre a pressão de produzir e lançar produtos mais rapidamente: “Envie somente quando você tem 100% de certeza de que tem a melhor experiência possível, o melhor produto possível. […] Você só tem uma chance de lançar, e você só tem uma chance de conseguir que as pessoas amem e apreciem o que você faz. Se levar alguns meses a mais, a empresa não vai sofrer por isso, apesar do que o marketing e as vendas te dizem”

e a contraposição (ou justificativa?):

Hella Jongerius: “O design nunca está pronto. Se o meu produto foi lançado, eu sei no dia seguinte o que eu iria mudar se tivesse uma hora a mais, um dia a mais, um ano a mais. Algumas coisas nunca estão prontas. E isso dá oxigénio ao design, quando algo nunca está terminado. Sempre existe algo que você poderia fazer melhor.”

hella

Hella Jongerius para Vitra

Naoto Fukasawa: “Eu acredito que os designers deveriam focar em observar o comportamento espontâneo das pessoas para descobrir o que elas realmente querem ter, e tocar não somente a mente. As pessoas focam no consumidor usando sua mente, mas cada mente é diferente. O corpo é meio que o mesmo nas interações. O corpo é mais honesto que a mente.”

naoto

Cha Teapot por Naoto Fukusawa para Alessi

Konstantin Grcic: “Design é sobre a vida e a vida está lá fora, bem na nossa frente. A lição é observar, estar atento, alerta para tudo que está acontecendo lá fora na vida real.”

depoimentos e imagens via FastCoDesign.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: