Gaetano Pesce e as mulheres em Roma

por thaís serafini

Provavelmente você conhece bem a famosa poltrona UP5&6 do mestre Gaetano Pesce, certo? O que provavelmente você não sabia (assim como eu) é o que existe por trás da sua criação:

up

 

Na ocasião da recém inaugurada mostra de Pesce no Maxxi de Roma, uma versão gigante da poltrona terá o importante papel de continuar a crítica lançada pelo autor na época da criação da Up, lá em 1969. Ele mesmo explica:

“Esta cadeira, que metaforicamente liga com uma corrente o corpo feminino à uma bola, foi concebida para denunciar a condição de prisioneira a qual a mulher é condenada pelos preconceitos masculinos. Dentro da (nova versão de 7 metros de altura da) poltrona estarão algumas telas que exbibirão vídeos informativos sobre as condições da mulher em diversos países, além de um tributo especial à Malala Yousafzai: uma mulher símbolo das lutas para o melhoramento das condições femininas. As pessoas poderão entrar e assistir. […] A pesquisa artística não deve ser o fim de si mesma mas pode documentar uma realidade cruel como aquela que emerge de uma série de casos que acontecem no mundo todo e tem as mulheres como vítimas.”

pesce

via

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: