Palestra de Paola Antonelli no SXSW 2015

por thaís serafini

“Pontes curiosas: como os designers farão crescer o futuro” – eis o nome da palestra da querida curadora de design e arquitetura do MoMA (em uma tradução livre).

Vale a pena aproveitar essa condução simpática e empolgada para se inspirar, viajar e pensar nos futuros espaços de atuação do design e nas pontes criadas entre ele e outras disciplinas, como entre design e tecnologia, design e ciência e mesmo entre diferentes tipos de design.

 

Na imagem a seguir, um dos primeiros slides da palestra, de autoria da dupla do critical design Dunne & Raby. A ideia é contrastar o “antes” – na coluna A – e o “depois” no design – coluna B. Antes e depois do quê? Paola explica: “Antes e depois da nossa geração. Antes o design era considerado somente aquela forma que segue a função, todos aqueles clichês e estereótipos. […] Se antes o foco era resolver problemas, hoje os melhores designers são aqueles que sabem criar perguntas e novos problemas. O importante deste slide é que antes tudo era muito binário e o que estou buscando hoje é espaço entre as coisas, por exemplo, entre uma coluna e a outra.”

DunneRaby

Esse “aperitivo” é pra dar uma ideia do tipo de mudança que a Paola Antonelli acredita estar no presente e futuro do design (e da humanidade). Não deixa de conferir o vídeo pra saber mais ;)

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: